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WORKSHOPS

01/08
Estúdio 01

16h30-18h
JOGOS DE IMPROVISAÇÃO E COMPOSIÇÃO

Lígia Tourinho

Experimentando a potência da troca entre os saberes da dança, do teatro e da performance e as bases culturais que os organizam, este workshop combina jogos de improvisação e composição estabelecendo o encontro, os acasos e o a interação como bases para uma dramaturgia em tempo real e que se dá no instante da ação. Como desencadeador destas relações, estão o Sistema Laban/Bartenieff e a metodologia do Jogo Coreográfico. 36 vagas Iniciantes Presencial

02/08
Estúdio 02

9h-11h
A VIDA, O RISCO, O PAPEL – APROXIMAÇÕES ENTRE MARIA KNÉBEL E RUDOLF LABAN

Regina Miranda e Susana Carneiro Fuentes

Com Maria Knébel, em sua vivência do Sistema de Stanislávski, a observação da vida, a memória dos detalhes e a percepção sensorial. A "vida do corpo" do papel. No trabalho sobre as ações físicas e acontecimentos, uma vida que se cria constantemente, que nunca para, em relação, a perceber os objetos, as pessoas, a natureza, as cores, em movimento. Na intensidade da experiência do agir, ver, imaginar. Já em Laban, a cena experienciada pela ótica do movimento, o entrelaçamento vibrante e permanente entre Corpo-Esforço-Forma-Espaço, cujas formas, qualidades e configurações se agrupam no corpo-cênico em falas, gestos, posturas, deslocamentos e modos de relação consigo, com outras pessoas, em várias intensidades corpo-espaciais. Este encontro parte do princípio de que artistas da cena necessitam desenvolver a observação encarnada de ações, espaços, natureza e sensações, em um processo de aperfeiçoamento contínuo que se aproxima de uma forma de viver. Experiências nos “Círculos de Atenção” (Knebel/Stanislávski) entremeados às “Esferas de Intensidade” (Laban/Miranda) serão propostas visando apontar caminhos para uma vivência cênica relacional que vibra e faz vibrar e o possível despertar da escrita entrelaçada à criação. 16 vagas Intermediário Presencial

14h30-16h
DA LAMA AO COSMOS: DIÁLOGOS ENTRE SISTEMA LABAN/BARTENIEFF E TATSUMI HIJIKATA

Caio Picarelli e Adriana Bonfatti

Partindo dos Grandes Temas do Sistema Laban/Bartenieff e sob a lente das categorias CORPO e ESFORÇO, este workshop visa aproximar participantes da Dança Butô sob mediação de pistas do Sistema Laban/Bartenieff, dialogando com algumas Poéticas propostas pelo bailarino e fundador da Dança Butô, Tatsumi Hijikata (1928-1986), como o Caminhar dos Pilares de Cinza e o estado de metamorfoses. 20 vagas Intermediário Presencial

16h30-18h
LABAKONGO: GINGANDO ENTRE MOVIMENTO LABAN E A DIKENGA [COSMOGRAMA BAKONGO]

Cristina Fernandes Rosa

Prática de pesquisa-criação que forja cruzo férteis entres categorias de análise de Laban e a cosmologia Bakongo (ou Bantu-Kongo). As pessoas participantes serão convidadas a codificar e decodificar qualidades de movimento de manifestações da cultura afro-Brasileira que reverberam essa cosmologia, a partir de seu cosmograma, a Dikenga dia Kongo. No centro dessa oficina estão 12 conceitos imagéticos-filosóficos, ou ideogramas, adaptados das publicações do filosofo congolês Busenki Fu-Kiau (2001), que transformam ideias aparentemente distintas em um emaranhado de brincadeiras sérias. A experiência combina práticas de movimento (exercícios guiados e tarefas de improvisação participativa) com desenho e musicalidade. 36 vagas Iniciantes Presencial

18h30-20h30
CORPOREIDADE DECOLONIAL

Ana Clara Gaio

Um espaço de investigação corporal guiado pelas teorias de Laban em integração com as teorias de Reich e Lowen, conjugando, respectivamente, a teoria do esforço, com a flexibilização das couraças musculares e conceitos da bioenergética. A intenção é promover uma experiência autêntica para identificar e dissolver os bloqueios emocionais que aprisionam a autoexpressão, bem como, reconectar a própria essência do indivíduo com a pluralidade de expressões corporais e a riqueza da diversidade cultural. Neste sentido, esta experiência emerge como um campo que rompe com a mecanização e a padronização dos corpos impostos pela colonialidade, com o intuito de que cada participante seja capaz de pesquisar a sua própria dança pessoal. Operando como reversão deste processo, os princípios da Arte do Movimento Laban, a dança e a expressão do movimento, se caracterizam como ferramentas para a re-existência dos corpos. 15 vagas Iniciante Presencial

03/08
Estúdio 01

09h-11h
INTERSER

Vanessa Mahamud

Como fruto de experiências ligadas à Educação Somática, tendo como linha principal Laban/Bartenief. A partir do corpo somático a prática irá porpor a inter-relação entre os saberes ocidental e o oriental. A razão e o corpo sensível percebendo simultaneamente dentro e fora, que o meio ambiente nos afeta e que também afetamos o meio. A partir da conscientização da tridimensionalidade do corpo e da respiração, este workshop é um convite à integração. 30 vagas Iniciante Presencial

11h-13h
LABAN TRANSDISCIPLINAR

Juliana Machado

Através de uma experiência sensorial e de autoconhecimento por meio do mover, no qual os participantes são convidados a se entregar aos exercícios de forma tranquila, genuína sem receio de julgamentos como “certo” ou “errado”, as pessoas participantes serão provocadas a experimentar, entrar em contato e pensar o movimento de formas não usuais, investigando sua própria dança, seu próprio mover e observação do corpo. A partir da improvisação, observação e colaboração cada participante receberá estímulos para conquistar maior consciência de si, do outro, do próprio espaço e do espaço alheio. 30 vagas Intermediário Presencial

Estúdio 02

09h-12h
AS TRANSFORMAÇÕES DINÂMICAS DO CORPO ATRAVÉS DO ESPAÇO

Bruna Fiuza e Luísa Fedrizzi

Este workshop se propõe a vivenciar as quatro Escalas Axiais, que têm seis direções cada uma e transitam pelos três Planos de movimento em percursos transversos, num vai e vem, como se sondassem algo. Essa sensação é uma maneira de perceber uma Diagonal sendo eixo da Escala. Com base na repetição cíclica das Escalas e aceleração progressiva da movimentação, até à exaustão, as pessoas participantes serão convidadas a observar como essa perturbação - o acelerar, é uma possível entrada na Categoria Esforço. Uma escuta com tempo para observar o estímulo e elaborar mudanças e respostas. Compartilharemos impressões e abstrações, através de movimento, fala, escritas e/ou desenhos. O acesso a essas experiências mais profundas do movimento parece ser a chave de retorno gradual para uma Kinesfera maior de Conectividade. 20 vagas Avançado Presencial

Loft

09h-11h
QUALIDADES DE MOVIMENTO EM UM DIÁLOGO DE DANÇA EM UM PROCESSO DE ROLE-PLAYING BASEADO NO TRABALHO DE CADEIRA VAZIA DA GESTALT COM UM ANCESTRAL

Giselle Ruzany e Tatyana Paiva

Este workshop se propõe a vivenciar as quatro Escalas Axiais, que têm seis direções cada uma e transitam pelos três Planos de movimento em percursos transversos, num vai e vem, como se sondassem algo. Essa sensação é uma maneira de perceber uma Diagonal sendo eixo da Escala. Com base na repetição cíclica das Escalas e aceleração progressiva da movimentação, até à exaustão, as pessoas participantes serão convidadas a observar como essa perturbação - o acelerar, é uma possível entrada na Categoria Esforço. Uma escuta com tempo para observar o estímulo e elaborar mudanças e respostas. Compartilharemos impressões e abstrações, através de movimento, fala, escritas e/ou desenhos. O acesso a essas experiências mais profundas do movimento parece ser a chave de retorno gradual para uma Kinesfera maior de Conectividade. 20 vagas Avançado Presencial

11h-12h30
IMPROVISAR

Luize Helena Pessanha

Buscando desenvolver a expressividade corporal a partir das Teorias dos Esforços e das Harmonias Espaciais de Laban, partindo do movimento improvisado para desenvolver também a compreensão do corpo como lugar de múltiplos caminhos, este workshop convida artistas da dança e do teatro a mergulharem em seus próprios corpos, a perceber as várias camadas do movimento e o Impulso da respiração, com o propósito de desenvolver um corpo dançante e atuante conectado, consciente de suas possibilidades de movimento e latente em cena. 40 vagas Iniciante Presencial

BIOS Ana Clara Gaio é psicóloga clínica e social. Cursou a formação “Laban e Arte do Movimento", ministrada por Denise Telles-Hofstra. No desenvolvimento do trabalho de conclusão deste curso, nasceu as raízes desta pesquisa, a qual busca analisar a dança, sob a luz da ótica de Laban, enquanto instrumento decolonial da flexibilização das couraças musculares e de autorregularização do caráter. Bruna Fiuza é Licenciada em Dança pela FAV (Faculdade Angel Vianna/RJ); Especialista em Sistema Laban/Bartenieff de Análise do Movimento pelo LIMS (Laban/Bartenieff Institute of Movement Studies), NYC. É professora da Pós-Graduação do Sistema Laban/Bartenieff na FAV e Fisioterapeuta pela IBMR (Instituto Brasileiro de Medicina e Reabilitação) com atuação na cinesioterapia aplicada para a saúde dos desequilíbrios nos sistemas corporais. Como artista da dança atua como bailarina e assistente de direção de trabalhos cênicos. Caio Picarelli é Doutorando e Mestre em Artes Cênicas pela Unirio. Artistadocente-pesquisador de Dança Butô, pós-graduando em Sistema Laban/Bartenieff pela FAV, Preparador Corporal e Licenciado em Dança pela mesma instituição. Utiliza o Sistema como caminho investigativo na prática das poéticas da Dança Butô e como aporte de proposições de experiência em âmbito educacional e de processos criativos em dança. Cristina Fernandes Rosa é artista-pesquisadora que trabalha na intersecção de dança, artes do corpo, e ecologias de saberes. Rosa é professora do departamento de dança da Universidade de Roehampton, em Londres (Reino Unido). Anteriormente lecionou em várias universidades nos EUA (2009-2016), foi pesquisadora do IRC Interweaving Performance Cultures da Freie Universität (Alemanha 2012-13) e professora visitante da Universidade Federal da Bahia (2021-2023). A pesquisa de Rosa foi publicada internacionalmente em revistas científicas de renome, antologias e no livro Brazilian Bodies and their Choreographies of Identification: Swing Nation (2015), publicado pela editora Palgrave Macmillan. Completou seu doutorado em cultura e performance, orientada por Susan L. Foster, na UCLA, onde completou sua formação em LMA. Giselle Ruzany, Ph.D., L.P.C., R-DMT, é uma psicoterapeuta, artista, pesquisadora, coreógrafa contemporânea, educadora de dança e praticante de movimento consciente. Com licenças nos estados do Colorado, Virginia e Washington, D.C., ela atualmente pratica em Woodley Park, Washington, D.C., onde integra movimento consciente e investigação corporal em suas sessões de psicoterapia com foco em trauma. Ruzany é fluente em português e inglês. Sua pesquisa para seu doutorado em terapias de artes expressivas focou em pesquisa baseada em arte corporal para cura de trauma transgeracional. Sua dissertação de mestrado em Dança Terapia do Movimento e Psicologia Somática (2000) explorou o tango para terapia de casais preventiva usando o Perfil de Movimento Laban e Kestenberg. Ela é certificada em E.M.D.R. e Terapia Gestalt, é uma escritora publicada e já apresentou e se apresentou em todo o mundo. Ela lecionou na Escola de Artes e Design Corcoran no departamento de dança por 12 anos, onde a análise de movimento Laban era usada em aula (2011-2023). Atualmente, ela leciona na Universidade Antioch, onde a Análise de Movimento Laban é a linguagem comum. Ruzany está interessada na interseção entre dança e psicologia para descoberta genuína do eu, cura e conexão. Ela dançou com Tatyana Paiva na Companhia Fim de Século, dirigida e coreografada por Renato Vieira de 1987 a 1991, onde ambas foram apresentadas ao Laban por Regina Miranda, quando esta era coreógrafa convidada para a companhia. Para mais informações sobre a prática de psicoterapia de Giselle, você pode visitá-la em www.gestaltdance.com. Juliana Machado é coreógrafa e professora/educadora de dança. Estudou no Centro Laban de Londres, onde iniciou algumas investigações usando a metodologia de Laban (entre eles o Modelo Estrutural) às quais aprofundou no Brasil em suas aulas e mais recentemente no Centro de Desenvolvimento Humano e Integração do Conhecimento (Cedhic). Lígia Tourinho é atriz e artista da Dança. Atua em projetos de Teatro Performativo e Dança Contemporânea, recebendo recorrentemente apoio dos principais editais de fomento e prêmios brasileiros. Idealizadora do Projeto Jogo Coreográfico. Professora dos Programas de Pós-graduação em Dança e Artes da Cena e das graduações em Dança e Direção Teatral da UFRJ e das Pós-graduações em Laban/Bartenieff da Faculdade Angel Vianna (FAV-RJ) e Ensino da Dança Clássica do Theatro Municipal. Doutora em Artes (UNICAMP), Mestre em Artes e Bacharel em Artes Cênicas pela mesma instituição. Analista do Movimento pelo Laban Institute of Movement Studies (CMA) e Especialista em Laban pela FAV. Luísa Fedrizzi é Licenciada em Dança pela ULBRA/Canoas, Especialista em Sistema Laban/ Bartenieff pela FAV e dirige seu próprio espaço de danças em Caxias do Sul – RS, onde atua na direção de pesquisas em movimento que partem de temas relacionados ao Sistema Laban/ Bartenieff. Como profissional da dança, atua como bailarina, professora, pesquisadora e coreógrafa. Luize Helena Pessanha é Bacharel em Dança pela UFRJ, quando teve seu primeiro contato com as Teorias desenvolvidas por Laban com a Mestra Marina Martins. Em 2018 cursou a formação Laban e a Arte do Movimento, de Denise Telles. Desenvolveu, em 2021, o curso e workshop Improvisar. Em 2022, o resultado da aplicação do curso para a primeira turma foi apresentado como Paper na Conferência Laban. Além do curso, aplica a Teoria dos Esforços e a Teoria das Harmonias Espacias em suas aulas para estudantes de diversas idades, principalmente para o curso técnico de Teatro da Escola de Artes Maria José Guedes, em Macaé. Regina Miranda é coreógrafa, dramaturga e diretora teatral. Escreveu, dirigiu e coreografou cerca de 50 espetáculos com a Companhia Regina Miranda & AtoresBailarinos, entre os quais 30 instalações coreográficas para espaços não convencionais. Premiada nacional e internacionalmente, recebeu em 2023 o Prêmio APTR/Direção de Movimento por “Olhos da Pele”, também agraciado com o Prêmio FUNARJ de Dança, e o Prêmio FUNARTE/Mestras e Mestres da Artes Brasileiras pela totalidade de sua obra. Sua formação artística foi orientada por mestras da cena, tais como Angel Vianna, Tatiana Leskova, Maria Clara Machado, Anna Sokolov e Irmgard Bartenieff, às quais é eternamente grata. Regina é Analista de Movimento Certificada (CMA, classe de 1975) pelo Laban/Bartenieff Institute of Movement Studies, LIMS NYC, Bacharela em Teoria da Dança pela State University of New York, SUNY/Empire State e Mestre em Ciências pela Grand Canyon University, GCU. Desenvolveu o projeto pedagógico e, desde 2010, coordena a Pós-Graduação em Sistema Laban/Bartenieff na FAV. É autora de O Movimento Expressivo, Corpo-Espaço e Laban Lead e, no momento, escreve Práticas de Liberdade em Palcos Estendidos, a ser publicado em 2025. Susana Fuentes é atriz, bailarina, escritora, pesquisadora, autora de A gaivota ou a vida em torno do lago - tema para uma peça curta, semifinalista do prêmio Oceanos, do romance Luzia, finalista do Prêmio São Paulo de Literatura, e dos contos de Carta ao Sol e Escola de Gigantes selecionados pela FUNARTE e pelo programa “Rio, uma cidade de leitores” (SME). Escreveu e atua na peça teatral solo Prelúdios selecionada para o The New York International Fringe Festival, com apresentação no Gene Frankel Theater em NYC. No Centro de Letras e Artes – Escola de Letras da Unirio orienta o grupo de estudos Laboratório de composição cênica e escrita – A vida do papel – na página, na cena, com pesquisa sobre o trabalho de Maria Knébel e elementos do sistema de Stanislávski. Participou da Conferência “Notes écrites dans un souterrain de Dostoïevski dans la culture de l’Europe et de l’Amérique” no Instituto Gorki de Literatura Mundial, em Moscou, com o estudo comparado Dostoiévski e Clarice Lispector, e do XVIII Dostoevsky Symposium em Nagoya, Japão, com criação autoral de vídeo/performance. Atua como professora substituta na Escola de Letras – Unirio com as disciplinas de Produção de texto, Produção audiovisual e ensino, Teorias e estéticas da imagem, Teorias e estéticas da narrativa, Diálogos interartísticos. Realizou o doutorado em Literatura Comparada pela UERJ, onde criou o projeto “Leituras. Conto russo e narrativas da memória”, ganhador do Prêmio Ações Locais da Lei Aldir Blanc. Tatyana Paiva é artista, bailarina e produtora cultural. Fez parte de companhias profissionais, atuou em musicais e peças de teatro, tendo trabalhado com importantes diretores e coreógrafos como Renato Vieira, Regina Miranda (com quem fez S. Thala), Marília Pera, Sérgio Britto, Moacyr Góes. Durante sua formação, fez o curso de Bartenieff Fundamentals com Regina Miranda. Começou a atuar paralelamente nos bastidores, fazendo assistências de figurino e direção, bem como nas áreas de produção e captação de recursos. Ingressou no setor audiovisual, onde adquiriu grande experiência na educação profissional, produção, exibição, gestão e administração cultural. Depois de trabalhar na área corporativa por 12 anos, voltou para a produção cultural com a Renato Vieira Cia de Dança. Atualmente é coordenadora da academia de dança it ballerina, participando do dia a dia dos alunos e na produção dos espetáculos anuais da escola. Vanessa Mahamud é Bacharel em Dança pela UFRJ, pós-graduada em Sistema Laban/Bartenieff pela Faculdade Angel Vianna (FAV), Instrutora de Yoga Integral pela ANYI, professora e dançarina de Dança do Ventre, graduanda em Bacharelado em Educação Física pela UNIVERSO. Ensina Yoga e Dança do Ventre utilizando Laban/Bartenieff como base.

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